Filosofia

A A.C.O. tem como objectivo proporcionar aos donos dos cães que nos procuram, todos os ensinamentos e meios ao nosso alcance, para ajudá-los a desfrutar de uma vida sã em perfeita harmonia com o seu fiel amigo. 

Apostamos, por excelência, nos ensinamentos etológicos do Prof. Konrad Lorenz no que diz respeito à iniciação educacional dos canídeos. Apostamos na precocidade dos mesmos adoptando princípios de Trumler ao nosso sistema de ensino cinotécnico. O cão pode em qualquer altura da sua vida ser adestrado. Evidentemente que se torna mais fácil, mais rentável e bastante mais cómodo seguir os ensinamentos de Lorenz através dos ciclos vitais da vida do cão. 

A passagem da responsabilidade ao binómio (homem/cão) da sua instrução é fundamental. Os laços reforçados de amizade que se criam por via deste método mostram-se, por experiência, inseparáveis e seguem vida fora com uma integração perfeita na sociedade. A sobrevivência do nosso companheiro é a excelência do trabalho que pretendemos realizar. A vida do cão depende disso!